Mamar Tikun Hyesod do Rebe Aharon Ruteh

O Rebe Aharon Ruteh está enterrado em Har Hazesim.
Ele disse: "Não ouse visitar meu Kever, a menos que seja Shomer Habris".

O rabino Aharon Rateh também escreveu que um grande Tikun para Pgam Habris é levar outras pessoas a fazerem Teshuvá e dar informações sobre Tikun Habris. No entanto, às vezes uma pessoa pode dar a informação errada e magoá-la em vez de ajudá-lo. Ele então escreve que quem distribui seu livro Taharas Hakodesh tem a garantia de que está fazendo a coisa certa.
Portanto, imprima esta página e entregue-a ao maior número possível de pessoas. Apenas tome cuidado para não envergonhar ninguém no processo.

[Esta é uma versão abreviada e estamos apenas escrevendo sobre os conceitos simples, é altamente recomendável que você compre um Taharas Hkodesh e leia os ensinamentos completos.]

Existem muitos Sefarim que derrubam Tikunim, mas a maioria deles não foi escrita para esta geração. É muito bom que as pessoas as leiam, para que compreendam a gravidade do pecado e as conseqüências de suas ações. No entanto, quando se trata do Tikun real, não ajuda em nada, na verdade, torna as coisas muito piores. Para qual homem existe na geração atual que pode fazer todos esses Tikunim. Quando uma pessoa vê todos esses Tikunim, começa a tremer de desamparo. Os Tikunim são muitos e severos e a maioria das pessoas não tem tempo e energia para fazê-los. Em vez disso, quando os vêem, pensam que estão perdidos e desamparados. Tudo isso é sem ganho, de fato, torna as coisas muito piores.

Além disso, muitos dos tikunim derrubados envolvem fazer certas mitzvot com grande alegria e com poderosas meditações. No entanto, alguém que era Pogem Habris está quase certamente isento da santidade e está muito longe de fazer isso, mesmo que ele quisesse.

Há vários Tikunim que todos podem fazer e são relativamente fáceis. Com eles, pode-se consertar grande parte do dano.

Primeiro, deve-se entender um pouco da gravidade desse pecado.

Está escrito nos Escritos da ARI que esse pecado causa aumento da impureza, a criação de Klipot e forças externas e lhes dá mais energia que qualquer outro pecado. Além disso, ele causa de novo a Quebra dos Vasos.

Ai, ai de quem estudou a sabedoria da Cabalá, percebe até que ponto o dano chega. Cada vez,. ele desiste dos campos de santidade dos Klipot. Ele arranca as almas do alto e as entrega para as 'externas'. Essas almas tornam-se cativas e sofrem grandes dores e sofrimentos. Cada vez que uma pessoa comete esse pecado, ela causa a criação de inúmeros klipot que assumem a imagem de porcos e cães. Estes grudam nele enquanto ele está vivo e são chamados de seus 'filhos'. Quando ele morre desses dois conjuntos de Klipot, os Porcos e os Cães não o abandonam até que eles destruam a vingança contra ele com punições horríveis. Ele também é punido por queimar excrementos nas câmaras inferiores. Mesmo depois de tudo isso, ele deve passar por muitas reencarnações. Ele é considerado um assassino e um derramamento de sangue que é chamado de Abate de Crianças.

Depois de ver tudo isso, quem é um tolo completamente empobrecido que dirá "deixe-me fazer o que eu quero" e jogará fora sua alma para a destruição eterna. Quem é tolo o suficiente para não tentar retificar sua alma. Uma pessoa não tem idéia de em que momento passará adiante e terá que devolver sua alma ao seu criador. Todos os dias, vemos pessoas fortes e saudáveis ​​de repente caírem mortas.

Quem não se apressaria e começaria a fazer Tikunim. É apenas porque as pessoas olham nos sefarim e veem os severos tikunim que desistem e não fazem nada. Especialmente quando a má inclinação deles os lembra do Zohar que não há como retificar seus pecados (já escrevemos neste zohar que não deve ser tomado literalmente). Eles então desistem totalmente, isso já aconteceu muitas vezes.

Esquece-se que o mundo inteiro é criado em Teshuvá e todo pecado pode ser consertado. Mesmo Menashe, o rei perverso de Yehuda, que construiu uma divindade no meio do templo e cometeu todos os pecados desprezíveis do mundo, no final, Hashem aceitou sua Teshuvá. O rei Achav, em quem está escrito que os pecados de Yerovom eram mineiros em comparação com os dele, Hashem aceitou sua Teshuvá. Mesmo Yerovam, que fez com que Yisroel inteiro pecasse, Hashem ofereceu a ele a chance de se arrepender. Mesmo Alish ben Avuha, que ouviu uma voz celestial decretando "Devolva todos os meus filhos pecadores, exceto Acher", é citado por todos os cabalistas que, se ele fosse teimoso, sua teshuvá certamente seria aceita pelo céu.

Mesmo no próprio Zohar, vemos em vários lugares que esse pecado pode ser perdoado. Também vemos que, mesmo que uma pessoa cometa adultério, isso não atrapalha sua Teshuvá.

No Zohar em Vyikrah, diz que todos aqueles que pecaram com um Nidah, não judeu,…. Cada um tem um lugar especial no Gehenum, onde são severamente punidos. Então diz que se eles se arrependeram enquanto ainda estavam vivos, diz em Yishayah "Eu apaguei seus pecados como uma nuvem" seus pecados são apagados de cima, seus pecados são apagados de baixo.

Você vê que todos os pecados na Torá, inclusive os que tratam de Pgam Habris, são apagados após Teshuvá. As falhas são apagadas de cima, abaixo, Gehenum e de todos os lugares. Mesmo o Tana no Zohar que disse que não há arrependimento, há alguma versão que adiciona uma cláusula ao seu ensino afirmando que isso é apenas quando ele não fez Teshuvá. Significando que mesmo essa Tana concorda que quando uma pessoa faz Teshuvá séria, seus pecados são perdoados. De lá e de outros lugares no Zohar, não há dúvida de que Teshuvá funciona. O céu proíbe que alguém diga que Teshuvá não funciona. Quem diz isso está fazendo as pessoas pecarem e está impedindo as pessoas de fazerem Teshuvá. Todos devemos lembrar que o mundo foi criado para as pessoas fazerem Teshuvá.

No entanto, deve-se perceber que Tikun Habris não é uma coisa simples. Alguém que era Pogem Habris danificou todos os seus membros e tendões. Isso não é semelhante a um pecado comum, onde uma pessoa falha apenas um membro específico. Isso é óbvio para quando uma pessoa é Pogem Habris, todas as partes de seu corpo participam da ação, como é conhecido por todos os médicos. Não há luxúria que seja maior que essa luxúria, de fazer vários Pegami Habris.

O outro caminho também é verdadeiro. Alguém que é Shomer Habris e se protege em todos os níveis é procurado em todos os mundos. Alguém que guarda os Bris (também relativo aos não-judeus, se referindo neste contexto à santidade pessoal, podendo ser melhor percebido no aspecto espiritual) é chamado Tzadik Yesod Olam (Santa Fundação do mundo). Sorte é sua sorte e parte, sorte são seus ancestrais. É sabido em toda a Cabala Sefarim que, mesmo que uma pessoa pecou, ​​se ela se arrepende e retifica completamente os Bris, também é chamada de Tzadik.

Portanto, não se assuste com todos os duros Tikunim e não diga para si mesmo que eles são impossíveis de fazer. Pois aqui está uma lista de Tikunim muito eficazes que são relativamente fáceis de fazer. A maior parte da lista é baseada nos ensinamentos do Santo ARI, diante dos quais foram revelados os mistérios mais profundos e os caminhos para retificar as almas (novamente num nível geral de Tikkun Olam se refere também as almas não-judias em respectiva direção aos seus próprios descendentes e ancestrais, dada a forma da Criação em Bereshit [gênesis]) de Yisroel até todas as gerações.

Os Tikunim

Os principais Tikunim para o atributo Yesod e Pgam Habris podem ser divididos em cinco Tikunim. Esses tikunim podem ser feitos por qualquer judeu (idem no mesmo contexto já citado também se refere aos não-judeus), mesmo os mais baixos dos mais baixos. Ele apenas tem que se comprometer a não pecar de agora em diante. Pois, se ele permanecer em sua rebelião e retornar aos seus atos perversos, é como se estivesse mergulhando em um Mikvah enquanto segurava uma criatura impura morta na mão.

No entanto, existem muitas pessoas que pecaram tantas vezes que são extremamente controladas por suas más inclinações e seus desejos. Eles acham que é totalmente impossível parar, porque estão ligados a ele, por seus numerosos pecados. Essas pessoas sentem muita dor porque percebem o quão severas são suas ações, só que não têm controle sobre sua vontade, para poder parar de fazer esses atos. Essas pessoas ainda devem fazer esses Tikunim, pois no final, com a ajuda de Hashem, os poderes da santidade vencerão. Pois Hashem salva uma pessoa pobre, de alguém que é mais forte e rouba dele. Sabe-se que isso se refere à inclinação do mal, roubando uma pessoa que não tem energia ou vasos para combatê-la. Apesar disso, ele próprio enfrentou a fraqueza, quando se esforça ao máximo para lutar contra isso e Hashem o ajuda e no final ele vencerá.

Portanto, seja forte, pois mesmo que você tenha pecado tantas vezes que elas não podem ser contadas, não desista. A misericórdia e bondade de Hashem são ilimitadas e ele não quer mais do quê [que] todos os pecadores se arrependam. Seja forte quanto mais pecados você cometer, maior será a sua teshuvá quando finalmente se arrepender [ressalte: uma pessoa que peca conscientemente e por total vontade mesmo sem ser impelido para isso, terá mais dificuldade para fazer teshuva!]. Como diz Yechezkiel: "Estou interessado na morte de uma pessoa má? - disse Hashem. Não, estou interessado nele voltando de seus caminhos para que ele possa viver". No Sefer do Rokach, diz que, no momento em que uma pessoa pensa em fazer Teshuvá, imediatamente esse pensamento se ergue diante de Hashem.

O Primeiro Tikun

Imersão no Mikvah

Quando uma pessoa quer começar a praticar Teshuvá, o primeiro Tikun deve ser o Mikvah. Isso não é apenas algo que ele deve fazer quando ele inicia o Teshuvá, toda vez que uma pessoa vai ao Mikvah, ele causa um enorme e poderoso Tikun para Pgam Habris. (Há muito mais sobre mikvah em Mamar Mikveh Yisroel) http://www.truekabbalah.org/pages/Documents4/k00204.htm

O Segundo Tikun

Jejuar oitenta e quatro vezes (ou resgatar os jejuns com caridade)

É relatado no Kitvay ARI que o Tikun de Pgam Habris deve jejuar oitenta e quatro vezes. Alguém que pecou muitas vezes deve fazer isso pelo menos três vezes. Quem já poder fazer o jejum, este é certamente o melhor caminho, a sorte é dele.

No entanto, nesta geração fraca, existem poucas pessoas que podem lidar com o jejum real. Especialmente porque a maioria das pessoas pecou muitas vezes e deve fazer este tipo de Tikun três vezes. Portanto, neste caso é preciso resgatar esses jejuns. Embora seja com certeza melhor fazer o jejum real com o Kavanot (intenção, desejo, esforço) do ARI, no entanto, Hashem não espera que as pessoas façam coisas que lhes são impostas. Nesta geração, muitas vezes é proibido torturar a si mesmo em jejum, pois isso pode fazer com que ele fique doente. Uma vez que uma pessoa está (o Céu não permita) doente, ela está totalmente no controle do Yetzer Hara e, com certeza, não tem energia para fazer Teshuvá.

O conselho para toda pessoa que deseja retificar sua alma é fazer o seguinte. Todo ano, ele deve reservar a equivalência monetária para oitenta e quatro refeições e entregá-la à caridade. É muito bom fazer isso todos os anos. A melhor hora para fazer isso é durante os dez dias de Teshuvá entre Rosh Hashnah e Yom Kipor, ou durante as semanas de SHOVAVIM ou durante a contagem do Omer. Todos esses tempos são muito auspiciosos para Tikun Habris. Mesmo se uma pessoa estiver em uma situação financeira muito apertada, deve tentar fazer isso todos os anos com grande sacrifício. Ele deve fazer isso pelo menos uma vez durante a vida.

No dia exato em que a pessoa faz esse Tikun, ele deve tentar jejuar. Ou, se estiver muito fraco, deve jejuar meio dia até Chatzot. Em Chatzot, ele deve fazer o Pidyon e depois comer. Neste dia, ele também deve ter muito cuidado para não falar Lashon Hara, ficar com raiva ou entrar em brigas e discussões.

O Terceiro Tikun

Chorar sobre o fato de que ele era Pogem Habris

Está escrito nos Escritos do ARI que quando alguém é Pogem Habris, ele fortalece muito o lado da impureza. Cada vez que ele faz com que muitas faíscas de santidade sejam entregues às forças externas através das gotas de semente que foram desperdiçadas.

Os cabalistas também escrevem que quando uma pessoa derrama lágrimas de seus olhos por esse pecado. A cada lágrima, ele compensa uma gota de semente (sêmen). Para cada vez que ele era Pogem, muitas gotas de sêmen saíam dele, agora com cada lágrima ele anula cada uma destas gotas.

Há muitos lugares no Zohar que falam da eficácia das lágrimas.

A razão pela qual as lágrimas são tão eficazes é porque elas se originam do nível de Chuchma e Pgam Habris decorre de Dass em Chuchmah. Vê-se que ele só pode derramar sementes, construindo o desejo com sua vontade e conhecimento (Dass). De fato, quanto mais Dass ele colocou na semente, ou seja, quanto mais ligado a suas fantasias, pior é o dano. O Ari escreve que toda vez que uma pessoa peca, ele dá uma espada ao Yetzer, esta é a espada do ímpio Esav; ele então ascende à fonte das almas e corta uma alma santa. A partir disso, ele cria um Klipah enorme e temível. Isso causa grandes trevas em todos os mundos, e isso falha (afeta o ) no Conhecimento Superior.

Agora ele faz o oposto e, com a parte mais profunda de sua vontade e conhecimento, lamenta seus pecados, até derramar lágrimas. Ele puxa com força as faíscas sagradas do Klipah. Quando ele levanta essas faíscas muitas vezes, elas arrastam com elas as faíscas de outras pessoas que também pecaram. Quando as faíscas vizinhas veem suas faíscas redimidas, elas ficam com muito ciúmes e forçam o seu caminho também. Ele, portanto, causa grandes retificações enquanto chora.

Outra razão é porque todo o pecado decorre dos olhos. Uma pessoa não peca a menos que primeiro olhe com seus olhos, seu coração então deseja e suas ações completam o pecado. Portanto, quando ele chora, ele também está fixando os olhos.

Mesmo uma pessoa cujo coração está tão entupido por suas ações que ele não pode chorar, ainda grita e geme enquanto se esforça ao máximo para se arrepender. Para essa pessoa, Hashem considera isso como se estivesse chorando. Sobre isso, o versículo diz "Ele ouve o som das lágrimas", significando o som mesmo que não haja lágrimas.

Por mais feliz que seja quem realmente chora. Se uma pessoa ora a Hashem para lhe dar o poder de chorar, então no final ele será capaz de chorar.

No entanto, quando uma pessoa chora, deve ter cuidado com três coisas.

Primeiro, ele deve ter muito cuidado para não se tornar arrogante ao pensar no grande Tikun que está fazendo. Como o choro é tão grande, eles (demônios) se esforçam ao máximo para tropeçá-lo com arrogância.

Em segundo lugar, após um choro, muitas vezes ele se sente como se uma grande carga lhe fosse tirada. É verdade que ele fez um grande Tikun, mas ele não deveria pensar nisso apenas porque ele foi capaz de chorar várias vezes que ele havia corrigido totalmente o seu pecado. Os pecados que causou causaram muitos danos e é apenas fazendo Tikunim constantemente que ele consegue apagá-los completamente.

A terceira coisa é não deixar que o choro o leve a um estado de depressão. A depressão é muito ruim e só pode machucá-lo. Portanto, quando ele terminar de chorar, ele deve dizer o seguinte. "Mestre da terra, acredito com plena fé que você é misericordioso e grande em perdoar, e certamente estenderá a mão direita para aceitar meu arrependimento." Depois disso, ele deve se esforçar ao máximo para se tornar feliz. Ele deve cantar uma música, se necessário.

Os Cabalistas ensinam que existem dois lugares principais onde os pecados de uma pessoa são revelados, na testa e nas mãos. Portanto, quando uma pessoa chora, ela deve pegar as lágrimas e lavar as mãos e a testa para ajudar a apagar as marcas de seus pecados.

O Quarto Tikun

Fazer o Kavanot de Tikah Bshofer (na oração amidah 18)

[estamos colocando aqui o kavanot fácil, o completo "postaremos separadamente "]

{ADVERTÊNCIA: todos os nomes divinos devem ser usados ​​apenas em pensamentos: NÃO os diga oralmente (mesmo sozinho), medite neles em sua mente, com o melhor de sua capacidade.}

Quando você diz a oração, medite nas letras ALEF, CHET, HEH, AYIN, que são iguais a 84.

Quando ele diz a frase Yachad Marba Kanfos, deve meditar que a penúltima letra é o santo nome CHET, BAIS, VAV.

Medite que Knfos tem a mesma gematriyah que Tikun KAF, NUN, PEH, VAV, TAV = TAV, KUF, VAV, NUN

Antes de selar o Bracha (benção), faça a seguinte oração

Que seja sua vontade, nossa GD e a GD de nossos pais, que cada gota de semente de mim que foi desperdiçada, seja de propósito ou por acidente, tenha ocorrido através de pensamentos ou ações, seja nesta reencarnação ou numa reencarnação passada , e foram engolidos pelo Klipot. Agora os Klipot devem vomitar essas faíscas de sementes que eles engoliram, por mérito do impressionante nome que vem do verso "Talvez eles tenham engolido mas agora vomitarão" CHES <BAIS <VAV e em homenagem ao seu grande nome (combine o nome YKVK com o nome CBV YUD <CHES <HEH <BAIS <VAV <VAV <HEH).

Também na simples tradução da bênção, lembre-se de que você está coletando todas as faíscas do Klipot.

Faça esses kavanot três vezes ao dia na amida das três orações.

Ocasionalmente, deixe de fora a oração para não aumentar permanentemente a oração feita por nossos sábios.

O Quinto Tikun

A leitura do Shemá

{ADICIONAREMOS ESTA PEÇA EM BREVE, mas uma discussão está disponível no livro Sefer Yetzirah de Aryeh Kaplan)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavras do rabino Nachman - artigo 4 - dinheiro muito dinheiro

O pecado de desperdiçar sementes

Sobre as muitas esposas do rei Salomão