Mikvah - de Taharat Hakodesh - Rebe Aharon Rateh
Baseado em Mamar Mikveh Yisroel - Há muito mais por aí, estamos apenas trazendo os conceitos fáceis.
Antes do pecado de Adom, o mundo estava em um estado semi-físico, inclinando-se fortemente para o lado espiritual. Quando Adom pecou, ele causou a fisicalização do mundo inteiro. No entanto, as águas representam a essência da pureza e, portanto, não foram contaminadas pelo pecado. Elas, portanto, mantêm um estado espiritual muito alto, quando alguém nelas mergulha, ele se purifica. Este é o significado do Medrash (Medrash Konen) de que as águas inferiores queriam subir e se juntar às águas superiores até que D'us as expulsasse. O significado é que eles deveriam ter permanecido totalmente espirituais, pois não foram afetados pelo pecado. Contudo, D'us teve misericórdia do mundo e a colocou em material semi-físico, para que os pecadores que tentam se arrepender possam se purificar.
A água se manifesta da Bondade Superior (Chesed), cuja fonte é a Sabedoria (Chochma), chamada Pai (Abba). Nesse nível, não há Klipot e forças externas. Essas águas superiores então se manifestam e filtram através de milhares de reinos até atingirem seu estado físico. Quando D'us quer remover o controle das forças e governantes iníquas, ele produz a energia dos Chesed vindos de Chochma. Desta energia, todas as forças negativas fogem em pânico. Assim também quando uma pessoa entra nas águas do Mikvah, que é uma manifestação mais baixa dessa energia, todas as forças do mal fogem em pânico.
É preciso ter muito cuidado para que ele não tenha nenhuma barreira de separação quando imergir no Mikvah (como um curativo ou sujeira).
É preciso ter certeza de que ele está totalmente imerso na água e que nem um fio de cabelo está para fora.
Existem quatrocentos campos de impureza que se manifestaram nos quatrocentos homens de Esav. O Mikvah contém quarenta Seah, cada um dos quais contém dez unidades menores. Quando alguém mergulha no Mikvah, cada Seah remove Dez Campos de Impureza.
É sabido pelos cabalistas que uma pessoa que mergulha no Mikvah, mesmo que seja incapaz de meditar em qualquer um dos Nomes Divinos, ele ainda traz consigo um poderoso espírito de pureza.
Mikvas não são casas de banho sociais e não se destinam a entretenimento e não devem ser usadas como locais de relaxamento.
Existem apenas duas Mitzvot através das quais uma pessoa pode mergulhar todo o seu corpo, Mikvah e Sucah. Uma pessoa que não frequenta o Mikvah todos os dias deve fazê-lo pelo menos em Sucot.
Quando uma pessoa mergulha, deve meditar que, ao mergulhar abaixo, sua alma está mergulhando no rio ardente de Dinor. Por tudo o que uma pessoa faz abaixo, ele faz com que sua alma faça o mesmo acima.
É muito importante que uma pessoa pense em arrependimento antes de entrar no Mikvah.
Mesmo para uma pessoa que regularmente se abstém de praticar Kavanot e meditar em nomes divinos, que para tal se considera indigno e essas coisas estão acima de seu nível. No entanto, os Kavanas do Mikvah, toda pessoa é autorizada a usá-los, pois a santidade do Mikvah os protege.
Se uma pessoa vê as forças do mal em um sonho ou visão (se uma pessoa está mergulhada em Pgam Bris, elas se parecem com mulheres), ela deve imediatamente mergulhar em um Mikvah, mesmo que não tenha experimentado uma emissão. Isso é um sinal de que as forças do mal estão à espreita sobre ele, esperando uma emboscada para contaminá-lo, assim que tiverem uma chance. Deve-se ir imediatamente destruí-los no Mikvah. Isso é mencionado nas palavras que o Magid falou com o Bais Yosef.
Quando uma pessoa tem um membro da família que está (o Céu não permita) doente, deve ir ao micvê, pois isso pode ajudar. Ele também deve se vestir de branco.
É sabido pelos cabalistas que existem três maneiras de retificar a alma. A primeira é através de Teshuva e Segufim. O segundo é através do choro e lágrimas e o terceiro é através da imersão em Mikvas.
É muito, muito importante mergulhar em um Mikvah em Erev Yom Kipor.
Os Ari e os Rokach dizem que, antes que uma pessoa comece a fazer Teshuvá e um conjunto de Segufim, ele deve primeiro tentar mergulhar em um Mikvah.
Muitos cabalistas famosos não deixavam uma pessoa entrar em seu quarto a menos que ele tivesse imerso em um Mikvah.
Toda pessoa está cercada por centenas de Nigay Beni Adom (Aflições do homem) e Ruach Zenunim (Espíritos da impureza), além de muitas outras categorias de Klipot e forças externas. Estes foram criados por todos os seus pecados em Ação, Fala e Pensamento. Especialmente aqueles criados por Pgam Habris, esses são considerados seus filhos. Eles o seguem o tempo todo, a cada segundo de sua vida e até depois de sua morte. Eles não deixam sua alma até que tenha sido muito expurgada e sejam mortos pelo sofrimento. Quando uma pessoa mergulha em um Mikvah para se purificar, todas essas forças o deixam temporariamente. Quando o deixam, ele deve usar esse tempo para fortalecer sua alma. Mesmo que eles voltem depois, cada vez que ele mergulha em benefício do Céu para se purificar, muitos deles são mortos e exterminados.
Há também outro elemento de energia negativa, que vem do interior de uma pessoa, essa é sua inclinação maligna (Yetzer) e as partes danificadas da alma. (É por isso que as pessoas sentem Tzimzumim mesmo quando estão debaixo d'água). Isso não o deixa, mas se uma pessoa é inteligente, ele pode utilizar o tempo no Mikvah para retificá-lo e purificá-lo também. A pureza do Mikvah alcança isso também. Isto é especialmente verdade em água fria.
Imagine para si mesmo duas pessoas; um está batendo sem piedade no amigo. Ele está batendo na cabeça e no corpo até que fique cheio de grandes feridas feias. É exatamente o que uma pessoa faz à sua alma quando peca. Quando uma pessoa peca, bate em sua alma com golpes cruéis e impiedosos, se alguém pudesse ouvir os gritos dolorosos de sua alma enquanto a batia, ela não seria capaz de resistir nem por um segundo. Agora imagine uma pessoa que está muito perdida, cansada e fraca. Quando ele entra na água fria, de repente ele recupera o estado de alerta. O mesmo acontece com a alma quando entra no Mikvah, ele recupera seu estado de alerta. O Mikvah cura e conserta a alma. A eficácia dessa cura depende da quantidade de sacrifício que você teve que ir ao Mikvah, bem como das meditações que você faz nele.
Um grande cabalista revelou a seus alunos que os principais níveis que alcançava eram apenas os de ir ao Mikvah.
Saiba que quando você vai ao Mikvah, remove parte de sua essência ruim e destrói alguns dos milhares de Klipot ao seu redor. Você também está trabalhando para promover a retificação do mundo como um todo.
Existem duas maneiras de adoçar os julgamentos (Dinim): através do dinheiro, fazendo um Pidyon Nefesh (resgatando a alma através do dinheiro dado à caridade). O segundo é através do Mikvah. Mesmo quando uma pessoa não tem o poder de anular os julgamentos, quando vai ao Mikvah, ele traz sobre si o Chasadim (bondade). Eles se misturam com os julgamentos e os tornam menos poderosos.
Uma pessoa tem que ter muito cuidado para não pensar na Torá ou fazer Kavanot até que esteja na água. Ele deve ter muito cuidado para não fazer isso no camarim ou no chuveiro.
Uma pessoa não pode olhar para o seu próprio Bris (pênis num conceito geral se adaptado à comunidade não-judia neste contexto) e certamente também não olhar o pênis do seu amigo. Uma pessoa tem que ter muito cuidado para não olhar para as outras pessoas no Mikvah.
É muito ruim conversar com outras pessoas no Mikvah. Existem pessoas muito confusas que se sentam e socializam no Mikvah enquanto estão despidas. Um tolo como esse com certeza está causando muito dano à sua alma. Uma pessoa não deve gastar um segundo extra (além do necessário) sem roupa. Se alguém começar a falar com você e você responder a ele por uma questão de paz, dê a ele a resposta mais curta possível e tente sair da conversa. Uma pessoa deve se esforçar ao máximo para não ouvir as conversas dessas pessoas tolas que socializam no Mikvah.
É preciso ter pelo menos esses Kavanot no Mikvah: 1 - Mergulhe uma vez para remover a impureza do Sitra Acher; 2 - Mergulhe uma segunda vez para atrair a Santidade para si mesmo e se preparar para a oração e as Mitzvot.
Também é muito importante pensar em Teshuvá antes de imergir.
[Nota: Para alguns Kavonot do Mikvah, procure na Rabdit Aryeh Kaplans Medditation e Kabbalah]
Antes do pecado de Adom, o mundo estava em um estado semi-físico, inclinando-se fortemente para o lado espiritual. Quando Adom pecou, ele causou a fisicalização do mundo inteiro. No entanto, as águas representam a essência da pureza e, portanto, não foram contaminadas pelo pecado. Elas, portanto, mantêm um estado espiritual muito alto, quando alguém nelas mergulha, ele se purifica. Este é o significado do Medrash (Medrash Konen) de que as águas inferiores queriam subir e se juntar às águas superiores até que D'us as expulsasse. O significado é que eles deveriam ter permanecido totalmente espirituais, pois não foram afetados pelo pecado. Contudo, D'us teve misericórdia do mundo e a colocou em material semi-físico, para que os pecadores que tentam se arrepender possam se purificar.
A água se manifesta da Bondade Superior (Chesed), cuja fonte é a Sabedoria (Chochma), chamada Pai (Abba). Nesse nível, não há Klipot e forças externas. Essas águas superiores então se manifestam e filtram através de milhares de reinos até atingirem seu estado físico. Quando D'us quer remover o controle das forças e governantes iníquas, ele produz a energia dos Chesed vindos de Chochma. Desta energia, todas as forças negativas fogem em pânico. Assim também quando uma pessoa entra nas águas do Mikvah, que é uma manifestação mais baixa dessa energia, todas as forças do mal fogem em pânico.
É preciso ter muito cuidado para que ele não tenha nenhuma barreira de separação quando imergir no Mikvah (como um curativo ou sujeira).
É preciso ter certeza de que ele está totalmente imerso na água e que nem um fio de cabelo está para fora.
Existem quatrocentos campos de impureza que se manifestaram nos quatrocentos homens de Esav. O Mikvah contém quarenta Seah, cada um dos quais contém dez unidades menores. Quando alguém mergulha no Mikvah, cada Seah remove Dez Campos de Impureza.
É sabido pelos cabalistas que uma pessoa que mergulha no Mikvah, mesmo que seja incapaz de meditar em qualquer um dos Nomes Divinos, ele ainda traz consigo um poderoso espírito de pureza.
Mikvas não são casas de banho sociais e não se destinam a entretenimento e não devem ser usadas como locais de relaxamento.
Existem apenas duas Mitzvot através das quais uma pessoa pode mergulhar todo o seu corpo, Mikvah e Sucah. Uma pessoa que não frequenta o Mikvah todos os dias deve fazê-lo pelo menos em Sucot.
Quando uma pessoa mergulha, deve meditar que, ao mergulhar abaixo, sua alma está mergulhando no rio ardente de Dinor. Por tudo o que uma pessoa faz abaixo, ele faz com que sua alma faça o mesmo acima.
É muito importante que uma pessoa pense em arrependimento antes de entrar no Mikvah.
Mesmo para uma pessoa que regularmente se abstém de praticar Kavanot e meditar em nomes divinos, que para tal se considera indigno e essas coisas estão acima de seu nível. No entanto, os Kavanas do Mikvah, toda pessoa é autorizada a usá-los, pois a santidade do Mikvah os protege.
Se uma pessoa vê as forças do mal em um sonho ou visão (se uma pessoa está mergulhada em Pgam Bris, elas se parecem com mulheres), ela deve imediatamente mergulhar em um Mikvah, mesmo que não tenha experimentado uma emissão. Isso é um sinal de que as forças do mal estão à espreita sobre ele, esperando uma emboscada para contaminá-lo, assim que tiverem uma chance. Deve-se ir imediatamente destruí-los no Mikvah. Isso é mencionado nas palavras que o Magid falou com o Bais Yosef.
Quando uma pessoa tem um membro da família que está (o Céu não permita) doente, deve ir ao micvê, pois isso pode ajudar. Ele também deve se vestir de branco.
É sabido pelos cabalistas que existem três maneiras de retificar a alma. A primeira é através de Teshuva e Segufim. O segundo é através do choro e lágrimas e o terceiro é através da imersão em Mikvas.
É muito, muito importante mergulhar em um Mikvah em Erev Yom Kipor.
Os Ari e os Rokach dizem que, antes que uma pessoa comece a fazer Teshuvá e um conjunto de Segufim, ele deve primeiro tentar mergulhar em um Mikvah.
Muitos cabalistas famosos não deixavam uma pessoa entrar em seu quarto a menos que ele tivesse imerso em um Mikvah.
Toda pessoa está cercada por centenas de Nigay Beni Adom (Aflições do homem) e Ruach Zenunim (Espíritos da impureza), além de muitas outras categorias de Klipot e forças externas. Estes foram criados por todos os seus pecados em Ação, Fala e Pensamento. Especialmente aqueles criados por Pgam Habris, esses são considerados seus filhos. Eles o seguem o tempo todo, a cada segundo de sua vida e até depois de sua morte. Eles não deixam sua alma até que tenha sido muito expurgada e sejam mortos pelo sofrimento. Quando uma pessoa mergulha em um Mikvah para se purificar, todas essas forças o deixam temporariamente. Quando o deixam, ele deve usar esse tempo para fortalecer sua alma. Mesmo que eles voltem depois, cada vez que ele mergulha em benefício do Céu para se purificar, muitos deles são mortos e exterminados.
Há também outro elemento de energia negativa, que vem do interior de uma pessoa, essa é sua inclinação maligna (Yetzer) e as partes danificadas da alma. (É por isso que as pessoas sentem Tzimzumim mesmo quando estão debaixo d'água). Isso não o deixa, mas se uma pessoa é inteligente, ele pode utilizar o tempo no Mikvah para retificá-lo e purificá-lo também. A pureza do Mikvah alcança isso também. Isto é especialmente verdade em água fria.
Imagine para si mesmo duas pessoas; um está batendo sem piedade no amigo. Ele está batendo na cabeça e no corpo até que fique cheio de grandes feridas feias. É exatamente o que uma pessoa faz à sua alma quando peca. Quando uma pessoa peca, bate em sua alma com golpes cruéis e impiedosos, se alguém pudesse ouvir os gritos dolorosos de sua alma enquanto a batia, ela não seria capaz de resistir nem por um segundo. Agora imagine uma pessoa que está muito perdida, cansada e fraca. Quando ele entra na água fria, de repente ele recupera o estado de alerta. O mesmo acontece com a alma quando entra no Mikvah, ele recupera seu estado de alerta. O Mikvah cura e conserta a alma. A eficácia dessa cura depende da quantidade de sacrifício que você teve que ir ao Mikvah, bem como das meditações que você faz nele.
Um grande cabalista revelou a seus alunos que os principais níveis que alcançava eram apenas os de ir ao Mikvah.
Saiba que quando você vai ao Mikvah, remove parte de sua essência ruim e destrói alguns dos milhares de Klipot ao seu redor. Você também está trabalhando para promover a retificação do mundo como um todo.
Existem duas maneiras de adoçar os julgamentos (Dinim): através do dinheiro, fazendo um Pidyon Nefesh (resgatando a alma através do dinheiro dado à caridade). O segundo é através do Mikvah. Mesmo quando uma pessoa não tem o poder de anular os julgamentos, quando vai ao Mikvah, ele traz sobre si o Chasadim (bondade). Eles se misturam com os julgamentos e os tornam menos poderosos.
Uma pessoa tem que ter muito cuidado para não pensar na Torá ou fazer Kavanot até que esteja na água. Ele deve ter muito cuidado para não fazer isso no camarim ou no chuveiro.
Uma pessoa não pode olhar para o seu próprio Bris (pênis num conceito geral se adaptado à comunidade não-judia neste contexto) e certamente também não olhar o pênis do seu amigo. Uma pessoa tem que ter muito cuidado para não olhar para as outras pessoas no Mikvah.
É muito ruim conversar com outras pessoas no Mikvah. Existem pessoas muito confusas que se sentam e socializam no Mikvah enquanto estão despidas. Um tolo como esse com certeza está causando muito dano à sua alma. Uma pessoa não deve gastar um segundo extra (além do necessário) sem roupa. Se alguém começar a falar com você e você responder a ele por uma questão de paz, dê a ele a resposta mais curta possível e tente sair da conversa. Uma pessoa deve se esforçar ao máximo para não ouvir as conversas dessas pessoas tolas que socializam no Mikvah.
É preciso ter pelo menos esses Kavanot no Mikvah: 1 - Mergulhe uma vez para remover a impureza do Sitra Acher; 2 - Mergulhe uma segunda vez para atrair a Santidade para si mesmo e se preparar para a oração e as Mitzvot.
Também é muito importante pensar em Teshuvá antes de imergir.
[Nota: Para alguns Kavonot do Mikvah, procure na Rabdit Aryeh Kaplans Medditation e Kabbalah]
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