Não há outra opção senão Shomer Habris

1 - Não há outra opção

Pgam Habris é um Klipah muito forte. Rebe Nachman escreve que permanecer puro de qualquer tipo de Pgam Habris em ação, pensamento ou fala é o principal teste a que uma pessoa é submetida em sua vida. Portanto, não surpreende que muitos caiam nesses Klipas, cada um de acordo com suas quedas pessoais.

Mesmo que seja uma batalha constante ser Shomer Habris, uma pessoa deve fazê-lo pois toda a sua vida depende disso, tanto neste mundo quanto no próximo. A punição para qualquer tipo de Pgam Habris é extrema. Neste mundo, uma pessoa é trazida através do sofrimento após sofrer por suas ações. No próximo mundo, a pessoa é demolida completamente por esses pecados. Qualquer pessoa neste mundo que esteja levando uma vida feliz, embora seja Pogem Habris, deve saber que cada grama de sua energia vem diretamente do Sitra Acher e, de fato, seu castigo após a morte será muitas vezes mais do que aqueles que sofreram neste mundo por seus pecados.

Uma pessoa que é Pogem Habris receberá um castigo terrível por seu pecado, além de ser afastada de toda santidade neste mundo e no próximo.

Na sociedade ocidental, os vários pecados de Pgam Habris são encarados como se fossem inofensivos. Mesmo no mundo religioso, alguns deles, como derramar sementes, são quase totalmente ignorados. Como as pessoas não ouvem sobre a gravidade desses pecados, dificilmente ficam longe deles. Mesmo as pessoas que foram avisadas de que é pecado cometer tais ações, as consideram uma transgressão extremamente pequena, com muito poucas consequências. Na sociedade ocidental, é considerado impossível ser Shomer Habris. Existem até pessoas más que afirmam que não é saudável ser Shomer Habris.

Isso é tudo mentira. Pgam Habris é um dos piores pecados que uma pessoa pode cometer. Uma pessoa será punida por suas ações, mesmo que tenha passado a vida fingindo que é ignorante e evitando a verdade.

Não existe outra opção senão ser um poderoso preocupante e combater os klipas constantemente, por todos os lados, até que sejam completamente destruídos.


2 - Não é impossível

Muitas pessoas que foram criadas na Sociedade Ocidental, mergulhadas no Klipot, acreditam que é impossível ser Shomer Habris. Isso não é verdade, existem milhares e milhares de pessoas em Eretz Yisroel que são Shomer Habris, entre elas muitas que são solteiras e não são casadas.

Para aqueles que afirmam que, se uma pessoa nunca caiu nesses Klipot, é possível, mas quem infelizmente tropeçou não tem como se recuperar. Isto também não é verdade. Há muitos Bali Teshuva, que na primeira parte de sua vida cometeram muitos pecados graves. Mais tarde, eles conseguiram retificar sua vida e se tornar Shomer Habris.

Existem muitas maneiras fáceis de corrigir a vida. Se alguém não consegue lidar com o caminho severo de Tikunim e Segufim, ele pode usar muitos métodos mais domesticados, como o caminho do Rebe Nachman de Breslov, que também é extremamente eficaz.


3 - A vontade de parar

A primeira coisa que uma pessoa precisa fazer é ter a vontade de parar. Será uma batalha difícil e uma pessoa deve estar realmente comprometida em parar. Uma pessoa deve reconhecer que, embora sua Alma Animalística ainda esteja muito apegada a esses Klipot, às vezes até o controla. Ele mesmo sabe que é um pecado terrível e está petrificado de cometê-lo. Ele deve ter vontade de querer ser Shomer Habris. Se ele tivesse uma maneira fácil de fazê-lo, ele iria parar imediatamente. Agora que não há maneira fácil de permanecer puro, ele se compromete a lutar com todo o seu poder.

Só existe uma maneira de alcançar essa vontade: ler o máximo que puder sobre a gravidade desses pecados e o dano que isso causa. Embora esse tópico seja ignorado pelo Erev Rav (rabinos e movimentos que não são sinceros e não cultivam a santidade, muitas vezes se apegando à vaidade e dinheiro) da Sociedade Ocidental, ele não o dispensa de pesquisar esse tópico.

Embora exista apenas uma pequena quantidade de informações neste site, deve-se começar com isso. Há também uma lista dos Sefarim que lidam com este tópico. Uma pessoa deve se esforçar ao máximo para estudar o maior número possível delas.


4 - A batalha

Mesmo que uma pessoa deseje com todas as suas forças deixar de ser Pogem, muitas vezes ele é extremamente fraco, especialmente se ele era Pogem muitas vezes no passado. Ele deve aprender a travar a batalha, ele deve pesquisar os métodos e armas e aprender a usá-los.

Uma pessoa que cresceu na Sociedade Ocidental foi seguramente atacada pelos Klipot, desde que era criança. Agora que ficou mais velho e descobriu a verdade, ele deve reunir forças e combater seus opressores, pois sua própria vida depende disso.


5 - Fazendo limites

Mesmo que uma pessoa esteja determinada a parar, há muitas vezes que ela cairá em estados de fraqueza durante os quais pecará.

A principal solução é fazer limites. Este é o aspecto mais importante para Shmiras Habris. A Cabalá ensina que uma pessoa peca apenas quando um espírito de insanidade desce sobre ela. Isso é visto na realidade prática para uma pessoa que deseja ser Shomer Habris e tem muitas separações entre si e o pecado. Na maioria das vezes, a pessoa juraria que, se fosse submetido a um teste agora, poderia passar por ele. Ele sente isso e sabe disso logicamente também. No entanto, uma vez que ele começa a entrar em cena de tentação, sua Mochin-Mente e seu conhecimento começam a deixá-lo pouco a pouco até que ele cometa o pecado e não tenha capacidade ou desejo de se controlar.

Só existe uma solução para isso e nunca cair nessa situação em primeiro lugar. Uma pessoa que deseja ser Shomer Habris, especialmente se já caiu muitas vezes antes, deve ter dez barreiras entre si e o pecado. No segundo em que ele chega às duas primeiras barreiras, todos os alarmes devem começar a disparar em sua cabeça. No momento em que ele rompe a terceira barreira, ele deve, mesmo devido a uma ação extremamente fanática, fugir. Mesmo que ele ainda esteja a quilômetros de distância do pecado real e acredite poder recuar a qualquer momento que desejar, não é verdade que haverá muitas vezes em que ele cairá. Ele está perdendo mais de seu mochin a cada segundo e o controle que ele tem sobre sua vontade agora não será o mesmo em um curto período de tempo. Ele deve fugir agora mesmo que pareça ridículo.

Uma pessoa deve se sentar e fazer uma lista de todas as coisas e situações que a levam a tropeçar. Ele deve então estabelecer limites para que ele nem chegue perto de estar nessa situação.


6 - Observando os olhos


Chazal ensina que os olhos vêem o coração deseja e então o corpo age. Uma pessoa não deve olhar para imagens impróprias a qualquer momento.

Uma pessoa pode perguntar o que é tão ruim se eu ler uma revista de notícias, isso nunca me fará pecar, eu estou no controle total. (além do fato de que cada vez que uma pessoa olha para uma imagem imprópria e tem um pensamento impuro que por si só é pecado). Sim, é assim que uma pessoa cai, na maioria das vezes é atraída para a impureza de lugares como este, pouco a pouco.


7 - Não diga não, diga depois

O desejo do mal ataca uma pessoa de várias maneiras, incluindo desespero e confusão. Se uma pessoa observar o fato de nunca poder cometer o pecado pelo resto da vida, poderá acreditar que isso é impossível e desistir de todos juntos. Isso é especialmente importante quando uma pessoa está no meio de um teste e mal tem a capacidade de lutar nesta rodada. No segundo em que ele se lembra de que ele deve ser para sempre Shomer Habris, é demais para lidar, ele então sente um desamparo completo e cede às tentações.

Também estabelecemos que toda a tentação de fazer um ato de Pgam Habris é um espírito temporário de insanidade que supera uma pessoa e a deixa logo após ela pecar. Se uma pessoa consegue afastar a tentação por um curto período de tempo, muitas vezes, ela a enfraquece bastante. Ele pode então facilmente impedir-se de cometer o pecado.

Isto é o que uma pessoa deve fazer. Quando ele é vencido pela tentação e não acredita que possa vencer seus desejos. Ele não deve tentar combater completamente o desejo de fazer o pecado. Em vez disso, ele deve dizer a si mesmo que cometerá o pecado e o fará livremente, mas agora não em 2-3 horas. Isso não é tão difícil de fazer, pois é muito mais fácil afastar o desejo do mal do que combatê-lo completamente. Uma pessoa pode, em todos os casos, afastar a tentação por um período de tempo.

Embora parte da condição fosse que ele pudesse cometer o pecado quando chegasse o tempo previsto, ele talvez nem tivesse a tentação de fazê-lo naquele momento. Também é possível que, mesmo que ele ainda deseje cometer o pecado, isso seja muito mais fraco, então foi um pouco mais cedo e agora ele pode repeti-lo novamente usando a mesma técnica, mas desta vez será ainda mais fácil. Além disso, à medida que o período de tempo decorrido e o desejo enfraquecem, uma pessoa pode começar a praticar alguns Tikunim e, quando o período definido chegar, ele será tão forte que rirá do fato de querer cometer um pecado por pouco tempo. atrás.

No entanto, tudo isso é somente depois que ele evita a tentação. No momento em que ele está adiando, ele não consegue pensar em nada disso. Ele só concorda em adiar por um período de tempo após o qual ele pode pecar livremente. Se esses pensamentos entram na cabeça dele naquele momento e tentam convencê-lo de que tudo é um truque e que ele tropeçará no final, então por que não apenas pecar agora? Ainda assim, ele deve dizer a si mesmo: se eu cair em duas horas, eu caio e isso é irrelevante para mim agora. Neste momento, estou fazendo um esforço para adiar por duas horas e, então, o que acontecerá acontecerá. Se eu ganhar, eu ganho e se eu perder, eu também perco.

Em uma escala maior, uma pessoa deve resumir quantas vezes ela cai nesses pecados. Se uma pessoa que (Céu Proibir) é Pogem uma vez por semana ou mesmo uma vez por dia (Rachmanah Letzlan) em uma base média, ele deve reconhecer esse fato. Supondo que ele é Pogem uma vez por semana, ele deveria dizer a si mesmo, em vez de ser Pogem uma vez por semana, a partir de agora eu serei Pogem apenas uma vez a cada duas semanas. Nesta segunda semana, serei Pogem livremente e nem tentarei me conter.

Isto é o que uma pessoa deve fazer; na maioria das vezes, quando chega o tempo previsto, ele será capaz de avançar ainda mais. Mesmo que ele caia e cometa o pecado quando chegar a hora, ele ainda venceu, porque cumpriu sua condição e só pecou uma vez no tempo em que normalmente pecou duas vezes. Agora que ele vê que não foi tão difícil adiar até o tempo previsto, ele pode adicionar mais tempo à condição e afastar o pecado por três semanas.

É isso que uma pessoa deve fazer: repelir o pecado cada vez mais até que o enfraquece e o quebre completamente. Se ele cair no meio, não é o fim do mundo que ele voltará e continuará empurrando-o novamente e novamente. Se ele voltar várias vezes e continuar lutando, não há dúvida de que em breve ele quebrará esta Klipah e se tornará Shomer Habris.


8- Substitua sua luxúria por outro desejo

O desejo de cometer pecados associados à Pgam Haabris é muito forte. No entanto, uma pessoa também tem outros desejos que não são tão destrutivos. Toda pessoa também tem vontade de comer. Embora controlar o desejo de comida seja muito importante ao tentar progredir espiritualmente ou ao fazer Tikunim, isso ocorre muito depois que uma pessoa tem total controle sobre os desejos de ser Pogem Habris. Se uma pessoa sente um forte desejo de ser Pogem Habris, ela deve desviar esse desejo para a comida. Ele deve ir sozinho e comer 4-5 hambúrgueres ou uma banheira cheia de sorvete. Ele deve então colocar toda a sua tentação nisso até que a anule.

9 - Fique longe do tédio

Chazal diz diretamente que o tédio leva aos vários pecados de Pgam Habris, e pode-se ver isso pela experiência também. Quando uma pessoa está entediada, sua mente automaticamente começa a pensar em pensamentos de impureza. Isso é muito comum até que uma pessoa tenha purificado sua mente e aprendido a controlar seus pensamentos. Quando uma pessoa não tem nada para fazer, ela procura algo para deixar passar o tédio. Ele pode facilmente cair na armadilha de ler livros e assistir filmes, todos contendo impureza. Embora isso por si só seja um pecado, muitas vezes leva a ações ainda piores.

Uma pessoa que sabe que, em horários regulares, tem blocos de tempo que não terá nada para fazer, deve estabelecer com antecedência uma série de coisas com as quais poderá se ocupar durante esse período. Obviamente, o melhor seria fazer Tikunim e estudar a Torá. Se ele não puder fazer isso, deve tentar se envolver em alguns Chesed. No entanto, uma pessoa que está longe de Kedusha nem sempre está em um estado em que é capaz de fazer essas coisas. Ainda assim, essa pessoa deve fazer qualquer coisa para não se aborrecer. Uma pessoa deve até perder esse período jogando computador ou videogame, qualquer coisa que mantenha sua mente ocupada. (Estes devem estar totalmente livres de impurezas)

Uma pessoa deve ter algo alinhado para fazer antes de cair em uma situação de tédio. Ele também deve ter duas - três coisas alinhadas, caso uma não dê certo.

AVISO: não tente deixar seu tédio assistindo TV, filmes ou navegando na web. Mesmo se você se comprometer a olhar apenas material limpo, muitas vezes você acabará passando à impureza devido ao seu estado de tédio. Além disso, muitas vezes uma imagem ou provocação impura se depara com seu caminho e o leva a uma impureza adicional. O aviso é válido para a leitura de livros ou qualquer jornal ou revista. Quase todo material impresso na sociedade ocidental contém gravuras e escrituras impuras. Mesmo que você espere ou se convença de que é limpo, muitas vezes você encontrará uma parte impura e não conseguirá resistir a olhar ou ler isso, isso pode facilmente levá-lo aos piores desejos. Lembre-se de uma pessoa que foi Pogem muitas vezes, é uma pessoa muito fraca quando se trata de testes como estes.

10 - Não fique no banheiro

O banheiro é um lugar de impureza; portanto, leva uma pessoa a ter pensamentos impuros se permanecer ali por muito tempo. Uma pessoa também está despida ao ir ao banheiro ou tomar um banho, isso coloca uma pessoa em uma situação em que ela não deveria querer ficar mais tempo do que deveria. Deve-se ficar no banheiro pelo menor tempo possível.

Muitas pessoas têm espelhos no banheiro. Estes devem ser removidos, pois o olho vê o coração desejar e depois a pessoa peca.

Muitas pessoas têm material de leitura em seus banheiros para ajudar a passar o tempo. Atualmente, a maioria dos materiais impressos contém elementos de impureza e não devem estar no seu banheiro. Até livros e revistas inofensivos são todos revestidos de impureza. Mesmo que seja um livro perfeitamente limpo, não se deve ficar no banheiro por mais tempo do que o necessário.

11– Nunca olhe, toque ou arranhe o seu Bris (pênis circuncisado, mas neste contexto é válido em sua área total adequando assim aos não-judeus).

É proibido, de acordo com Halacha, olhar, tocar ou arranhar os bris ou as áreas ao seu redor. Esta é uma barreira protetora para manter uma pessoa afastada da Pgam Habris. Não é difícil de fazer; é extremamente fácil quando uma pessoa se acostuma. Quando uma pessoa vai ao banheiro, deve usar um lenço de papel ou a ponta da camisa (uma idéia melhor e mais eficiente é comprar luvas de pano e guardar no bolso das calças para tal atitude) em vez de tocar no Bris.

Muitas vezes uma pessoa sente que se coça nessa área. Ele deve usar todo o seu controle para não fazê-lo. Este também é um Tikun muito grande quando uma pessoa sente a necessidade de se coçar e não o faz.

12– Faça algo extremo

Este é o verdadeiro e único jogo. Sua vida e sua alma estão em jogo, você deve estar pronto para realizar uma ação extremamente fanática para se salvar da Pgam Habris. Por exemplo, se uma pessoa, o céu proíbe tem o hábito de ser Pogem Habris enquanto está na cama. Essa pessoa deve pegar um isqueiro ou uma caixa de fósforos e colocá-lo na cama. Ele deve então decidir firmemente que da próxima vez que tiver vontade de ser Pogem, poderá fazê-lo, pois nesse estágio ele poderá não ser capaz de se impedir. No entanto, primeiro ele deve queimar a mão. Se uma pessoa se comprometer firmemente a isso, é garantido que ela será salva de cair em sua tentação. Uma pessoa deve crescer e deixar a imaturidade da sociedade ocidental; não há nada de errado em tomar tais medidas preventivas, pois esta é uma batalha que uma pessoa não pode perder.

13 - Limpe sua casa de todos os Klipot

O lar médio na cultura ocidental está cheio de centenas, senão milhares de objetos que contêm material impuro. Mesmo as famílias que não levarão objetos como filmes ou internet para casa, ainda têm muitos livros e panfletos contendo fotos e textos impuros. Além do fato de que esses objetos atraem espíritos de impureza apenas por estar em casa, eles geralmente fazem com que essa pessoa e seus familiares pequem.

Toda pessoa deve fazer uma pesquisa total em toda a sua casa e limpá-la de todos os Klipot. É bastante óbvio que uma pessoa deve se livrar de sua televisão e vídeos etc. Qualquer pessoa que tenha tais objetos em sua casa tem a garantia de que ele e seus familiares transgredirão muitas formas diferentes de Pgam Habris. No entanto, mesmo jornais e revistas que oficialmente não contêm nada de errado, geralmente têm muita impureza neles. Uma pessoa deve cancelar todas as assinaturas de jornais e revistas, bem como livrar sua casa de todos os livros não-judeus.

Mesmo que uma pessoa deva ter vários livros ou internet por motivos comerciais e esteja confiante de que ela mesma nunca os usará indevidamente. Saiba disso, seus filhos pequenos não são tão estúpidos quando se trata desses assuntos. O Sitra Acher está mais do que feliz em fornecer-lhes energia para acessar esses materiais, se eles estiverem em sua casa. A maioria dos problemas familiares vem do fato de haver pessoas sendo Pogem Habris na família.

Quando você procurar em sua casa para erradicar o Klipot, não se preocupe com a perda monetária causada pelo descarte de objetos valiosos. Se você tiver pilhas de DVDs no valor de milhares de dólares, não hesite duas vezes, jogue-as fora imediatamente. Seja esse o seu sacrifício a D'us, ele pode facilmente substituir o dinheiro para você. Nunca dê ou venda seus objetos contaminados a outro judeu, para que ele possa tropeçar neles. Lembre-se, quanto mais difícil você jogar algo fora, maior será o Tikun quando o fizer.


14 - Não é seu amigo, é seu pior inimigo

Às vezes, quando uma pessoa está deprimida, fraca e sozinha, os Klipot fingem ser seu melhor amigo. A imaginação de uma pessoa também ajuda o processo, dando-lhe muitas racionalizações para ser Pogem Habris, talvez até afirmando que isso é bom para ele. Não deixe que eles mentam para você. Os Klipot estão tentando fazer uma coisa, sugar a sua energia e secá-lo dela. Mesmo que seu estado de espírito permita que você compreenda que eles são seus inimigos, você pode se lembrar que alguns dias atrás, quando sua mente estava calma, ficou muito claro quem era seu verdadeiro inimigo.

Se você está sozinho em uma sala, rosna para eles e grita: "Afaste-se de mim, você contamina, Klipot perverso. Você não é meu amigo, você é meu pior inimigo, todo o sofrimento que eu sofri é apenas por sua causa. "

15 - Depressão

A depressão é um dos piores inimigos do homem. Na maioria das vezes que uma pessoa sucumbe e é Pogem Habris, é um resultado direto da depressão. Uma pessoa deve fazer qualquer coisa para obter depressão (obviamente excluindo qualquer atividade que esteja remotamente relacionada à impureza). O rabino Nachman de Breslov dá muitas dicas e conselhos sobre como uma pessoa pode evitar a depressão.

É preciso também ter em mente que a maior parte de sua depressão foi realmente causada por ele mesmo através de seus vários pecados. Não há nada que cause depressão tanto quanto a Pgam Habris. Isso se deve ao fato de que grande parte de sua mente e emoções não estão mais sob seu controle, mas estão sendo controladas pelos espíritos impuros que ele criou, bem como por sua alma animalesca. Também uma pessoa que era Pogem Habris, a maioria das coisas que ele tenta não dá certo. Além disso, ele é colocado em muitas situações estressantes e é trazido a muito sofrimento.

Quanto mais Tikunim uma pessoa faz, mais ele remove esse estado de depressão. Uma pessoa deve reconhecer que, uma vez que caiu muitas vezes, deve passar por um período de escuridão enquanto é testada para verificar se permanece forte. Se uma pessoa foi Pogem por muitos anos, não pode esperar que tudo acabe em uma semana ou um mês. Uma pessoa deve apenas olhar para esses estados como algo que em breve passará. Se naquele momento em particular uma pessoa não tem energia para fazer tikunim, ela não deve fazer nenhuma. No entanto, ele deve ser extremamente cuidadoso para não voltar a Pogem Habris, independentemente dos custos. Muito em breve ele terá novamente um novo jorro de energia que poderá usar para fazer mais Tikunim.

16 - Os primeiros 40 dias

O arco da criação é concluído em 40 dias e isso se manifesta muitas vezes na realidade científica. Quando uma pessoa deseja se distanciar de um mau hábito, os primeiros quarenta dias serão sempre os mais difíceis, é durante esse período que abre um caminho. Quando uma pessoa deseja se tornar Shomer Habris, sua luta mais difícil será durante os primeiros 40 dias, enquanto segue seu caminho através dos espíritos da impureza. Após os primeiros 40 dias, uma pessoa passou de um grande marco e, embora esteja longe de ser segura, o teste geral ficou mais fácil. Isso não significa que ele não será testado periodicamente de tempos em tempos, significa que ele fez uma boa separação entre si e o pecado e agora ele pode começar a reunir forças para enfrentar os testes maiores quando eles chegarem.

17 - Você ainda não está seguro

Mesmo que uma pessoa tenha passado por um longo período de tempo sendo Shomer Habris, ela não deve se considerar segura. Ele não deve começar a baixar a guarda e cruzar os limites que estabeleceu para si mesmo. Eles estão apenas esperando ele fazer isso, para que eles possam mais uma vez tentar pegá-lo em sua armadilha. Uma pessoa deve estar muito cansada do Maligno e de suas técnicas. Mesmo que uma pessoa se sinta muito pura e que não será afetada por baixar a guarda, deve estar ciente de que tudo isso é uma armadilha. Ele deve continuar lutando e fazendo Tikunim. Mesmo uma pessoa que é Shomer Habris há anos, se começar a se libertar de seus limites, poderá ser submetida a um teste que pode ser difícil de passar.

Continuaremos escrevendo, pois há muito mais a ser dito


Original: http://www.truekabbalah.org/pages/Documents4/k00215.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavras do rabino Nachman - artigo 4 - dinheiro muito dinheiro

O pecado de desperdiçar sementes

Sobre as muitas esposas do rei Salomão