COMPLEMENTO ao POST ANTERIOR "Opcoes secundárias masculinas para um Mikvah"

O Ben Ish Hai (Rav Yosef Haim de Bagdá, 1833-1909) em Parashat Nisavim discute métodos de purificação. A melhor maneira é mergulhar em um Mikveh contendo 40 Se'ah. No entanto, se alguém é incapaz de usar um Mikveh, ele apresenta uma alternativa: Netilat Yadayim (lavando as mãos) quarenta vezes.

O primeiro passo é lavar uma vez à direita e depois uma à esquerda, com Kavana (intenção) na primeira letra do nome divino de setenta e dois. Isso se refere ao YKVK (Tetragrammaton) escrito com a letra Yud, que é igual a 72 em Gematria. (Ouça o áudio para obter explicações detalhadas). Esta formulação do nome Divino contém dez letras: YUD-HY-VYV-HY. Ele continua lavando cada mão, direita e esquerda, concentrando-se na próxima letra da sequência. Nesse ponto, ele lavou as mãos vinte vezes. Em seguida, ele lava dez vezes na mão direita, pensando nas dez letras. Então ele lava dez vezes à esquerda, pensando novamente em todas as dez letras.

[Ouça áudio em busca de alusão nas letras da palavra ShOFaR para Teshuba em geral e especificamente para se purificar das transgressões relacionadas ao Kedushat HaBrit (santidade da aliança).]

Rabbenu Yonah cita o Rambam que disse que desde a juventude nunca perdeu um dia de oração com pureza. Esse importante ensinamento de Ben Ish Hai permite que alguém se purifique de Tuma'at Keri (a impureza da emissão seminal) e ore com pureza, mesmo que ele não possa mergulhar em um Mikveh.

** Observe que esta Halacha se refere apenas aos homens e não às mulheres que devem continuar suas imersões mensais no Mikveh feminino,

LINK ORIGINAL: https://itorah.com/global-search/40%20times%20hands

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavras do rabino Nachman - artigo 4 - dinheiro muito dinheiro

O pecado de desperdiçar sementes

Sobre as muitas esposas do rei Salomão